Covil Do Dev

Para que serve o Python?

Python é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Pode ser utilizado em praticamente tudo, desde inteligência artificial até construção de sites e teste de software. Ele pode ser usado por desenvolvedores e não desenvolvedores.


Lindomar Rodrigues
Lindomar Rodrigues

Atualizado

Python atualmente é uma das linguagens de programação mais populares do mundo.

Já foi utilizado para tudo, desde o algoritmo de recomendação da Netflix até softwares que controlam carros autônomos.

Python é uma linguagem de uso geral, o que significa que foi projetada para ser utilizada em uma variedade de aplicativos, incluindo ciência de dados, desenvolvimento de software, web e automação de tarefas.

Daremos uma olhada mais de perto no que é o Python, o que ele pode fazer e como você pode começar a aprendê-lo.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação de computador frequentemente usada para criar sites e softwares, automatizar tarefas e realizar análises de dados.

Python é uma linguagem de propósito geral, o que significa que pode ser usada para criar uma variedade de programas diferentes e não é especializada para problemas específicos.

Devido a essa versatilidade e sua facilidade para iniciantes, tornou-se uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente.

Uma pesquisa realizada pelo Stack Overflow em 2021 mostra que Python é a 3.º linguagem de programação mais popular entre os desenvolvedores.

Pesquisa realizada pelo Stack Overflow

O nome Python vem de Monty Python. Quando Guido van Rossum estava criando Python, ele também estava lendo os roteiros do Monty Python's Flying Circus da BBC. Ele achava que o nome Python era apropriadamente curto e um pouco misterioso.

Para que serve o Python?

Python é comumente usado para desenvolver sites e software, automação de tarefas, análise de dados e visualização de dados.

Por ser relativamente fácil de aprender, o Python foi adotado por muitos não programadores, como contadores e cientistas, para uma variedade de tarefas cotidianas, como organizar finanças.

Aqui está uma análise mais detalhada de algumas das maneiras comuns de usar o Python.

Análise de dados e aprendizado de máquina

O Python se tornou um marco na ciência de dados, permitindo que analistas de dados e outros profissionais usem a linguagem para realizar cálculos estatísticos complexos, criar visualizações de dados, construir algoritmos de aprendizado de máquina, manipular e analisar dados e concluir outras tarefas relacionadas a dados.

O Python pode criar uma ampla variedade de visualizações de dados diferentes, como gráficos de linhas e barras, pizza, 3D e histogramas.

Python também possui várias bibliotecas que permitem que os codificadores escrevam programas para análise de dados e aprendizado de máquina com mais rapidez e eficiência, como TensorFlow e Keras.

Desenvolvimento web

O Python é frequentemente usado para desenvolver o back-end de um site ou aplicativo, veja este artigo caso não saiba oque é back-end.

A função do Python no desenvolvimento da Web pode incluir o envio de dados entre o usuário e o servidor, processamento de dados e comunicação com bancos de dados, roteamento de URL e garantia de segurança.

Python oferece vários frameworks para desenvolvimento web, os mais usados são o Django e o Flask.

Automação de tarefas ou script

Se você estiver executando uma tarefa repetidamente, poderá trabalhar com mais eficiência automatizando-a com o Python .

Esse estilo de código utilizado para repetir processos automatizadamente é comumente chamado script.

No mundo do desenvolvimento, a automação pode ser usada para verificar erros em vários arquivos, converter arquivos, executar cálculos simples e remover dados duplicados.

O Python pode até ser usado por iniciantes para automatizar tarefas simples no computador, como renomear arquivos, localizar e baixar conteúdo online ou enviar e-mails, ou textos em intervalos desejados.

Teste e prototipagem de software

No desenvolvimento de software, o Python pode ajudar em tarefas como controle de compilação, rastreamento de bugs e testes.

Com o Python, os desenvolvedores de software podem automatizar os testes de novos produtos ou recursos.

Algumas ferramentas Python usadas para teste de software incluem Green e Requestium.

Tarefas diárias

Python não é apenas para programadores e cientistas de dados.

Aprender Python pode abrir novas possibilidades para aqueles em profissões com menos dados, como jornalistas, proprietários de pequenas empresas ou profissionais de marketing.

Python também pode permitir que não programadores simplifiquem certas tarefas em suas vidas.

Aqui estão algumas das tarefas que você pode automatizar com o Python:

  1. Acompanhar preços do mercado de ações ou de criptomoedas.

  2. Enviar a si mesmo um aviso diário com a previsão do tempo.

  3. Atualizar sua lista de compras do supermercado.

  4. Renomear uma grande quantidade de arquivos.

  5. Convertendo tipos de arquivos.

  6. Aleatorizar escolhas ou a distribuição de funções.

  7. Preencher formulários online automaticamente.

Python é popular por vários motivos. Aqui está uma visão mais profunda do que o torna tão versátil e fácil de utilizar.

  • Sintaxe simples que imita a linguagem natural, por isso é mais fácil de ler e entender. Isso torna mais rápido a construção de projetos e mais rápido para melhorá-los.

  • Python pode ser usado para muitas tarefas diferentes, desde desenvolvimento web até aprendizado de máquina.

  • É amigável para iniciantes, tornando-o popular para programadores de nível básico.

  • É de código aberto, o que significa ser gratuito para uso e distribuição, mesmo para fins comerciais.

  • Existem grandes quantidades de módulos e bibliotecas para Python.

  • Tem uma comunidade grande e ativa que contribui para o conjunto de módulos e bibliotecas do Python e atua auxiliando novos programadores.

  • A vasta comunidade de suporte significa que, se os codificadores se depararem com um obstáculo, encontrar uma solução é relativamente fácil.

Python 2 ou Python 3?

O Python 3 é considerado mais atualizado e ultrapassou o Python 2 em popularidade.

A JetBrains, uma empresa de desenvolvimento de software, descobriu que 93% dos usuários de Python pesquisados trabalhavam com o Python 3.

O Python 2 foi desativado em janeiro de 2020, o que significa que não será mais atualizado com correções de bugs, patches de segurança ou novos recursos.

Quanto tempo leva para aprender Python?

Aprender o básico do Python pode levar de algumas semanas a alguns meses, dependendo do que você deseja aprender e da frequência com que aprende, porém, como o Python tem tantos usos e ferramentas você pode passar anos aprendendo.

Saber quais tarefas você deseja realizar e se deseja usar o Python em uma capacidade profissional pode determinar quanto tempo sua jornada no Python será.

Quem usa Python hoje?

Das centenas de linguagens de programação existentes, o Python continua sendo uma escolha popular entre várias empresas e organizações.

Alguns nomes familiares que usam Python incluem Google, Facebook, Venmo, Spotify, Netflix e Dropbox.

Que tipos de trabalhos usam Python?

Como python é uma linguagem de uso geral, é usada em vários campos e indústrias. Estes são apenas alguns cargos que podem usar Python:

  • Desenvolvedor

  • Analista de dados

  • Cientista de dados

  • Hacker ético

  • Engenheiro de software

  • Jornalistas

  • DBA

  • Engenheiro de QA

Obrigado por visitar o blog e por ler esse artigo, se tive qualquer dúvida, ideia ou sugestão, não hesite em entrar em contato pelo meu e-mail: lindomar@covildodev.com.br